VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
TAGS ASSOCIADAS
acontece  alergia  animais  causando  controlar  garganta  irritada  pessoa  poeira  porque  pólen  reação  respiratória  sintomas  ácaros  
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

O que é alergia respiratória? Entenda os sintomas e como tratar!

O que é alergia respiratória? Entenda os sintomas e como tratar!

O que acontece no nosso corpo com a alergia respiratória?

Você já parou para pensar por que de repente seu nariz começa a coçar, sua garganta fica irritada ou seus pulmões parecem apertar ao respirar? Se você sofre com esses sintomas, pode estar lidando com uma alergia respiratória. Mas, o que exatamente isso significa? Calma, vou te explicar tudo, mas, antes, já adianto que não é algo tão raro quanto parece. Você não está sozinho!

A alergia respiratória ocorre quando o sistema imunológico do seu corpo reage de forma exagerada a substâncias que, em outras pessoas, não causam nenhuma reação. Isso pode ser desencadeado por poeira, ácaros, pelos de animais, pólen, ou até mesmo produtos químicos que estão no ar.

Eu lembro de um amigo meu, o Carlos, que passou um bom tempo sofrendo sem saber o que era. Ele pensava que estava com uma gripe o tempo todo, mas, depois de investigar, descobriu que se tratava de uma alergia respiratória. Isso porque ele convivia com o cachorro, mas nunca imaginou que os pelos poderiam ser a causa.

Principais sintomas da alergia respiratória

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns são bem comuns e fáceis de identificar. Vamos dar uma olhada nos mais típicos.

1. Nariz entupido ou coriza

Ah, quem nunca sentiu aquele nariz entupido, né? Muitas vezes, as alergias respiratórias começam com o simples fato de você acordar com o nariz completamente bloqueado. Isso acontece porque seu corpo tenta lutar contra o que considera um “invasor” (no caso, o alérgeno). Em alguns casos, a coriza pode ser bem intensa, o que torna o dia-a-dia mais difícil.

2. Tosse e falta de ar

A tosse seca e constante também é um sintoma típico. No começo, você pode até achar que é uma gripe, mas se a tosse persiste e não vem com outros sintomas de resfriado, pode ser um sinal claro de alergia respiratória. E não podemos esquecer da falta de ar, que é um sintoma mais grave. Isso pode ocorrer em crises mais intensas e é um alerta para você procurar ajuda médica.

3. Coceira nos olhos e garganta irritada

A coceira nos olhos, que muitas vezes fica insuportável, também faz parte dos sinais de uma alergia respiratória. Isso acontece quando os alérgenos entram em contato com a membrana mucosa dos olhos, causando essa sensação de incômodo. A garganta irritada também pode ser uma consequência direta disso.

Causas mais comuns de alergia respiratória

Agora que você já conhece os sintomas, é hora de entender o que pode estar causando essa reação no seu corpo. As causas mais comuns de alergia respiratória são bem simples, mas é preciso estar atento aos gatilhos que podem ser diferentes para cada pessoa.

1. Poeira e ácaros

O grande vilão para muita gente! A poeira e os ácaros estão em toda parte, e você nem sempre consegue ver. São microrganismos minúsculos que se acumulam em carpetes, colchões e até mesmo nas almofadas. Quando você respira o ar contaminado, o seu corpo pode reagir como se estivesse sendo atacado por algo mais sério.

2. Pólen

Ah, o famoso pólen! Todo mundo já ouviu falar na “alergia de primavera”, não é? Pois bem, o pólen liberado pelas plantas pode ser um dos principais causadores das alergias respiratórias. Durante a estação das flores, muitas pessoas começam a sentir os sintomas aparecerem, especialmente nas regiões onde há grande quantidade de vegetação.

3. Pelos de animais

Aqui, a situação é bem pessoal, porque nem todo mundo que tem animais de estimação sofre com a alergia respiratória. Mas para quem é alérgico, estar perto de um animalzinho pode ser um tormento. Isso acontece devido às proteínas presentes nos pelos, saliva e até na urina dos animais. Por isso, é importante ter cuidados redobrados com a limpeza e ventilação da casa.

Como tratar e controlar a alergia respiratória?

Agora, chega a parte que todo mundo quer saber: como lidar com isso? Bom, não tem como eliminar 100% todos os alérgenos do ambiente, mas há várias maneiras de controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

1. Evitar o contato com os alérgenos

O primeiro passo é tentar reduzir o contato com aquilo que está causando a reação alérgica. Isso pode significar manter a casa limpa, usar protetores para colchões e travesseiros e evitar lugares com muita poeira ou vegetação. Sim, eu sei que às vezes é difícil, mas pequenas mudanças podem trazer grandes resultados.

2. Medicamentos antialérgicos

Os medicamentos são muito importantes para quem sofre com alergias respiratórias. Eles ajudam a aliviar os sintomas como o nariz entupido, a tosse e a coceira nos olhos. Claro, é sempre bom consultar um médico para ver qual a melhor medicação para o seu caso. Eu, por exemplo, já passei por situações complicadas, até que meu médico me receitou um antialérgico que ajudou bastante!

3. Consultar um especialista

Às vezes, a melhor solução é buscar a orientação de um alergista. Eles podem realizar testes para identificar exatamente o que está causando a sua alergia respiratória e recomendar tratamentos mais eficazes. Não custa nada procurar um profissional se os sintomas persistirem ou se você estiver com dificuldades para controlar a situação.

Conclusão: Alergia respiratória não precisa ser um pesadelo

Embora a alergia respiratória seja um incômodo, com o tratamento certo, você pode viver tranquilamente. Só lembre-se de que a chave para controlar tudo isso é a prevenção e o acompanhamento médico adequado. Se você começou a perceber esses sintomas, procure entender a causa e tomar as providências necessárias. Eu sei que pode parecer cansativo, mas com a abordagem certa, você vai poder respirar mais aliviado!

Quais são os aspectos físicos mais evidentes de um dependente?

Tremores frequentes. Fala lenta ou alterada. Sobrancelhas ou outras partes do rosto queimadas. Pontas dos dedos amareladas.24 de out. de 2018

Qual é a droga que mais causa impacto negativo nos núcleos familiares?

O álcool é um dos principais agravantes do desajuste que ocorre no contexto intrafamiliar, prejudicando o desenvolvimento psicossocial que pode atingir as crianças e adolescentes que convivem com essa doença.

Como o uso de drogas afeta o relacionamento com o outro?

O uso de drogas afeta, diretamente, a cognição, capacidade de julgamento, humor e as relações interpessoais, ou seja, compromete a inserção da pessoa em sua comunidade e sua relação com esta.17 de fev. de 2006

Como é a vida de um viciado?

O dependente químico possui um estilo de vida centrado em si mesmo, sem pensar nas consequências de seus atos. Ao centrar suas atitudes apenas na droga, o viciado sente uma espécie de bem-estar e não consegue analisar as consequências de seus atos.5 de mar. de 2021

O que é bom para abstinência de droga?

O exercício físico regular ajuda na liberação das substâncias responsáveis pela sensação de prazer e de bem-estar geral. As mais importantes são a serotonina e a endorfina, dois neurotransmissores que são produzidos durante a prática de exercícios.4 de jul. de 2019

Como acalmar uma pessoa drogada?

Tente manter a calma e fale com a pessoa com uma voz calma, clara e lenta. Tente evitar linguagem emocional ou hostil, que pode tornar a pessoa mais agressiva. Diga o nome da pessoa e diga que você está lá para ajudar. Por exemplo, “Eu posso ver como você está chateado e irritado agora,[nome da pessoa].4 de fev. de 2022

Quanto tempo a cocaína fica no cabelo?

Quanto tempo a droga fica no organismo para exame toxicológico? A escala de detecção depende de qual exame toxicológico será utilizado para análise. Veja: Cocaína: na urina é possível identificar a substância de 3 a 4 dias, no sangue de 1 a 2 dias e no cabelo de 90 a 180 dias, dependendo do comprimento.23 de ago. de 2021

Quais são os pontos positivos da droga?

Os benefícios do consumo são: relaxamento, sentimento de prazer, aceitação social.

Porque as pessoas usam drogas mesmo sabendo que faz mal?

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/