VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
TAGS ASSOCIADAS
américa  brasil  considerado  coração  dentro  extensão  gigante  grande  influência  latina  pergunta  porque  tamanho  territorial  vários  
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Por que o Brasil é considerado o maior país?

O que significa “maior”? Tamanho, influência ou coração?

Honestamente, eu mesmo já fiquei confuso com essa pergunta. Porque quando alguém diz que o Brasil é “o maior país”, a primeira coisa que vem na cabeça é o tamanho, né? Tipo, extensão territorial. Mas será que é só isso? Outro dia, conversando com meu amigo Tiago (geógrafo, meio enrolado mas gente boa), ele soltou: “Cara, o Brasil é gigante em vários sentidos, não só no mapa.”

E aí eu comecei a pensar diferente.

Em extensão territorial, o Brasil lidera na América Latina

O Brasil ocupa cerca de 8,5 milhões de km². Isso já coloca o país como o maior da América do Sul e da América Latina inteira, e o quinto maior do mundo, perdendo apenas pra Rússia, Canadá, China e EUA. Só isso já impressiona, né?

E detalhe: a gente faz fronteira com 10 países. É quase o continente inteiro ali, colado na gente.

Diversidade natural que não cabe em um só continente

Você já tentou explicar pra um estrangeiro o que é o Pantanal? Ou a Amazônia? Eu tentei, uma vez, pra um alemão que conheci num hostel em Curitiba. O cara achou que eu tava exagerando, tipo inventando bicho. “Jacaré convivendo com arara?” – ele riu. Mas eu insisti, mostrei fotos. A cara dele foi impagável.

Biomas, climas, paisagens: tudo junto e misturado

O Brasil tem seis biomas principais, incluindo a Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. É clima tropical, semiárido, equatorial... Enfim, é quase outro planeta. Isso dá ao Brasil um “tamanho” ambiental que vai muito além da geografia.

E, vamos ser sinceros, isso mexe com a gente. Quem nunca se emocionou vendo uma onça-pintada em um documentário? Ou aquele pôr-do-sol vermelho do sertão?

População e cultura: um país gigante por dentro

Tá, o tamanho físico é impressionante. Mas e a alma do país? Cara, isso é imenso também.

Somos mais de 200 milhões de brasileiros

É, somos o sexto país mais populoso do mundo. Imagina a quantidade de sotaques, comidas, músicas, jeitos de viver. Do frevo de Recife ao churrasco do Rio Grande do Sul, é tudo tão... diverso. E real.

Eu cresci em Minas e lembro de visitar o Pará quando era adolescente. Era outro Brasil. As palavras, os sabores, o jeito de cumprimentar as pessoas. Aquilo me marcou muito. É como se o país tivesse vários “Brasis” dentro dele, e isso é lindo.

Cultura que atravessa fronteiras

A gente exporta mais do que soja, viu? Samba, futebol, novelas (até Turquia assiste nossas tramas, acredita?), memes, carnaval... O Brasil é enorme culturalmente. Tem influência. Tem presença.

E o Brasil no coração das pessoas?

Agora entra uma parte meio subjetiva, mas que não dá pra ignorar.

Tem algo no jeito brasileiro de viver que faz o país parecer maior do que ele é no papel. A alegria em meio ao caos, a resiliência, o afeto exagerado. Aquele jeito de fazer piada até com tragédia. É como se a gente tivesse um coração coletivo muito maior do que o mapa mostra.

E eu confesso, às vezes fico meio frustrado com os problemas do país – política, desigualdade, tudo isso. Mas aí vejo uma cena simples, tipo uma roda de samba numa praça, e penso: “É… não tem como não amar esse lugar.”

Então… por que o Brasil é considerado o maior país?

Porque ele é grande em tudo. Território, sim. Natureza, claro. População, também. Mas, acima de tudo, ele é grande em alma. E isso, meu amigo, não cabe em gráfico nenhum.

Pode até não ser o maior em números absolutos (tem Rússia, tem China), mas pergunta pra quem já viveu aqui – ou pra quem teve que deixar o Brasil pra tentar a vida lá fora. O país fica dentro da gente. E crescer por dentro… bom, isso é ser grande de verdade.

Quais são os aspectos físicos mais evidentes de um dependente?

Tremores frequentes. Fala lenta ou alterada. Sobrancelhas ou outras partes do rosto queimadas. Pontas dos dedos amareladas.24 de out. de 2018

Qual é a droga que mais causa impacto negativo nos núcleos familiares?

O álcool é um dos principais agravantes do desajuste que ocorre no contexto intrafamiliar, prejudicando o desenvolvimento psicossocial que pode atingir as crianças e adolescentes que convivem com essa doença.

Como o uso de drogas afeta o relacionamento com o outro?

O uso de drogas afeta, diretamente, a cognição, capacidade de julgamento, humor e as relações interpessoais, ou seja, compromete a inserção da pessoa em sua comunidade e sua relação com esta.17 de fev. de 2006

Como é a vida de um viciado?

O dependente químico possui um estilo de vida centrado em si mesmo, sem pensar nas consequências de seus atos. Ao centrar suas atitudes apenas na droga, o viciado sente uma espécie de bem-estar e não consegue analisar as consequências de seus atos.5 de mar. de 2021

O que é bom para abstinência de droga?

O exercício físico regular ajuda na liberação das substâncias responsáveis pela sensação de prazer e de bem-estar geral. As mais importantes são a serotonina e a endorfina, dois neurotransmissores que são produzidos durante a prática de exercícios.4 de jul. de 2019

Como acalmar uma pessoa drogada?

Tente manter a calma e fale com a pessoa com uma voz calma, clara e lenta. Tente evitar linguagem emocional ou hostil, que pode tornar a pessoa mais agressiva. Diga o nome da pessoa e diga que você está lá para ajudar. Por exemplo, “Eu posso ver como você está chateado e irritado agora,[nome da pessoa].4 de fev. de 2022

Quanto tempo a cocaína fica no cabelo?

Quanto tempo a droga fica no organismo para exame toxicológico? A escala de detecção depende de qual exame toxicológico será utilizado para análise. Veja: Cocaína: na urina é possível identificar a substância de 3 a 4 dias, no sangue de 1 a 2 dias e no cabelo de 90 a 180 dias, dependendo do comprimento.23 de ago. de 2021

Quais são os pontos positivos da droga?

Os benefícios do consumo são: relaxamento, sentimento de prazer, aceitação social.

Porque as pessoas usam drogas mesmo sabendo que faz mal?

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/