VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
TAGS ASSOCIADAS
ajudar  atrapalha  açúcar  deitar  digestão  dormir  efeito  energia  estômago  fibras  glicêmico  melhor  noturno  quantidade  índice  
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

É bom comer pera antes de dormir?

Comer fruta à noite faz bem ou atrapalha o sono?

Essa dúvida aparece muito por aí. “Fruta à noite engorda?” ou “Será que dá gases?” — mas a real é que depende da fruta, da quantidade e, claro, de como está o seu organismo. E a pera, especificamente, tem várias características que podem até ajudar no seu descanso noturno.

Então... será que a pera é uma boa pedida antes de dormir? Spoiler: na maioria dos casos, sim.

Benefícios da pera antes de deitar

Rica em fibras e leve de digerir

A pera tem uma grande quantidade de fibras solúveis, como a pectina. Isso ajuda na digestão e dá uma sensação de saciedade, sem pesar no estômago. Ou seja: se você costuma sentir fome antes de dormir, mas quer algo leve, a pera entra como uma opção top.

Eu mesmo, às vezes como uma pera fatiada com um fiozinho de mel (só pra dar aquele toque doce) antes de deitar, e noto que durmo melhor do que quando como pão ou bolacha recheada (sim, já fiz isso... arrependimento eterno).

Contém antioxidantes e vitaminas

A pera é rica em vitamina C, potássio e flavonoides, que ajudam a combater inflamações e protegem o corpo do estresse oxidativo — aquele que se acumula com o cansaço do dia.

Esses compostos têm um leve efeito calmante e podem contribuir para uma noite de sono mais tranquila. Nada milagroso, claro, mas ajuda.

A pera ajuda no sono?

Baixo índice glicêmico = energia estável

Por ter baixo índice glicêmico, a pera não causa picos de açúcar no sangue. Isso evita aquele efeito “montanha-russa” de energia que atrapalha o sono. Diferente de uma sobremesa cheia de açúcar, que te deixa elétrico e depois derruba de vez.

Hidratação e leveza

A pera tem muita água (tipo 80% da fruta!). Isso ajuda a manter o corpo hidratado, especialmente se você não bebeu tanta água ao longo do dia. E um corpo bem hidratado dorme melhor — parece bobagem, mas faz diferença.

Quando não é bom comer pera antes de dormir?

Em casos de intestino sensível ou refluxo

Se você tem o intestino muito sensível, algumas pessoas relatam que frutas cruas, mesmo leves como a pera, podem causar gases ou desconforto. Acontece mais se comer deitado ou muito tarde da noite.

E se você sofre de refluxo, vale prestar atenção também. Apesar de não ser ácida como a laranja, a pera pode gerar fermentação leve dependendo do estômago. Nesses casos, talvez seja melhor comer ela cozida ou assada.

(A minha avó fazia pera cozida com canela — e era simplesmente perfeita pra noite fria, leve e zero dor de barriga.)

Como incluir a pera no seu ritual noturno

  • Coma uma pera madura, bem lavada e com casca (onde ficam as fibras!)

  • Combine com um chá leve, tipo camomila ou erva-doce

  • Evite colocar muito mel ou açúcar — o ideal é manter ela natural

  • E não coma muito perto da hora de deitar. Uns 30-40 minutos antes tá ótimo

Conclusão: sim, a pera pode ser uma excelente aliada do sono

Se você quer um lanche leve, natural, com fibras, água e sabor suave... a pera é uma ótima escolha antes de dormir. Não pesa no estômago, pode ajudar a relaxar e ainda dá uma forcinha na digestão.

Só cuide dos excessos e preste atenção no que seu corpo diz. Cada um reage de um jeito, mas no geral... uma boa pera bem docinha à noite cai que nem luva.

Quais são os aspectos físicos mais evidentes de um dependente?

Tremores frequentes. Fala lenta ou alterada. Sobrancelhas ou outras partes do rosto queimadas. Pontas dos dedos amareladas.24 de out. de 2018

Qual é a droga que mais causa impacto negativo nos núcleos familiares?

O álcool é um dos principais agravantes do desajuste que ocorre no contexto intrafamiliar, prejudicando o desenvolvimento psicossocial que pode atingir as crianças e adolescentes que convivem com essa doença.

Como o uso de drogas afeta o relacionamento com o outro?

O uso de drogas afeta, diretamente, a cognição, capacidade de julgamento, humor e as relações interpessoais, ou seja, compromete a inserção da pessoa em sua comunidade e sua relação com esta.17 de fev. de 2006

Como é a vida de um viciado?

O dependente químico possui um estilo de vida centrado em si mesmo, sem pensar nas consequências de seus atos. Ao centrar suas atitudes apenas na droga, o viciado sente uma espécie de bem-estar e não consegue analisar as consequências de seus atos.5 de mar. de 2021

O que é bom para abstinência de droga?

O exercício físico regular ajuda na liberação das substâncias responsáveis pela sensação de prazer e de bem-estar geral. As mais importantes são a serotonina e a endorfina, dois neurotransmissores que são produzidos durante a prática de exercícios.4 de jul. de 2019

Como acalmar uma pessoa drogada?

Tente manter a calma e fale com a pessoa com uma voz calma, clara e lenta. Tente evitar linguagem emocional ou hostil, que pode tornar a pessoa mais agressiva. Diga o nome da pessoa e diga que você está lá para ajudar. Por exemplo, “Eu posso ver como você está chateado e irritado agora,[nome da pessoa].4 de fev. de 2022

Quanto tempo a cocaína fica no cabelo?

Quanto tempo a droga fica no organismo para exame toxicológico? A escala de detecção depende de qual exame toxicológico será utilizado para análise. Veja: Cocaína: na urina é possível identificar a substância de 3 a 4 dias, no sangue de 1 a 2 dias e no cabelo de 90 a 180 dias, dependendo do comprimento.23 de ago. de 2021

Quais são os pontos positivos da droga?

Os benefícios do consumo são: relaxamento, sentimento de prazer, aceitação social.

Porque as pessoas usam drogas mesmo sabendo que faz mal?

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/