Quais os alimentos que causam a celulite?
Entendendo a celulite: não é só estética
Antes de culpar o chocolate do fim de semana, bora entender rapidinho: celulite é uma alteração na pele, causada pelo acúmulo de gordura, toxinas e água entre as células.
E sim, tá ligada à genética, aos hormônios, ao sedentarismo... mas a alimentação tem um papelzão nisso tudo, viu?
Aliás, todo mundo tem um pouco. Até magra tem celulite, então calma. Mas tem certos alimentos que agravam (e muito) o quadro.
Os principais vilões da celulite na alimentação
Açúcar em excesso
Esse é o queridinho do caos. Balas, refrigerantes, doces, biscoitos recheados... Tudo isso vira gordura rapidinho no corpo, especialmente quando a gente tá parado no sofá.
E não só isso: o açúcar aumenta a inflamação e atrapalha a circulação. Ou seja, combo perfeito pra celulite se instalar e ficar de boas.
Ah, e mesmo os "docinhos saudáveis" tipo barrinha de cereal? Fica de olho no rótulo. Tem uns que mais parecem sobremesa disfarçada.
Gorduras trans e saturadas
Batata frita, salgadinho de pacote, hambúrguer congelado, margarina... tudo isso carrega gorduras ruins que inflamam o corpo e favorecem o acúmulo de gordura localizada.
Eu mesma, uma vez passei três semanas comendo fast food todo dia (não me orgulho, tá?) e juro: até minha calça de moletom começou a apertar na coxa. Coincidência? Acho que não.
Sal em excesso
O sódio retém líquidos. Resultado? Inchaço e aparência ainda mais evidente da celulite. E o problema não é só o sal do saleiro, mas o sal escondido em enlatados, embutidos, molhos prontos...
Pega um molho shoyu, por exemplo — uma colherzinha já explode o limite diário recomendado de sódio. Doideira, né?
Bebidas que pioram a celulite
Refrigerantes
Além do açúcar, eles são cheios de gás e aditivos químicos que inflamam o corpo. Até as versões “zero” têm adoçantes artificiais que, em excesso, também desregulam o metabolismo.
Álcool
Copo de vinho à noite pode ser relaxante, beleza. Mas quando vira rotina pesada, o álcool sobrecarrega o fígado, prejudica a circulação e contribui para o acúmulo de toxinas na pele. Aí a celulite faz a festa.
Mas e aí... cortar tudo?
Olha, não precisa virar monge nem se punir por comer um chocolate de vez em quando. O lance é o equilíbrio.
Se você come bem 80% do tempo, se movimenta, toma água e dorme direito... esses “pecados alimentares” não vão causar um apocalipse na sua pele.
Mas, se a base da dieta for ultra processado, refrigerante e delivery... aí sim, a celulite vai marcar presença — e com força.
Dica bônus: o que comer pra ajudar
Nem só de evitar vilões vive a luta contra a celulite. Tem alimentos que ajudam MUITO:
Frutas vermelhas (ricas em antioxidantes)
Água, muita água!
Abacate, castanhas, linhaça (gorduras boas!)
Vegetais verdes escuros (ajudam a desintoxicar)
Incluindo esses no dia a dia, o corpo já começa a responder diferente. E tua pele também.
Conclusão: a celulite tá ligada sim ao que você come
Então sim, certos alimentos causam (ou agravam) a celulite, principalmente os ricos em açúcar, sal, gorduras ruins e aditivos artificiais.
Mas o segredo tá no equilíbrio, no autoconhecimento e — por que não? — em dar uma aliviada na cobrança estética também. Porque no final, todo mundo tem celulite. E tá tudo certo.
Quais são os aspectos físicos mais evidentes de um dependente?
Tremores frequentes. Fala lenta ou alterada. Sobrancelhas ou outras partes do rosto queimadas. Pontas dos dedos amareladas.24 de out. de 2018
Qual é a droga que mais causa impacto negativo nos núcleos familiares?
O álcool é um dos principais agravantes do desajuste que ocorre no contexto intrafamiliar, prejudicando o desenvolvimento psicossocial que pode atingir as crianças e adolescentes que convivem com essa doença.
Como o uso de drogas afeta o relacionamento com o outro?
O uso de drogas afeta, diretamente, a cognição, capacidade de julgamento, humor e as relações interpessoais, ou seja, compromete a inserção da pessoa em sua comunidade e sua relação com esta.17 de fev. de 2006
Como é a vida de um viciado?
O dependente químico possui um estilo de vida centrado em si mesmo, sem pensar nas consequências de seus atos. Ao centrar suas atitudes apenas na droga, o viciado sente uma espécie de bem-estar e não consegue analisar as consequências de seus atos.5 de mar. de 2021
O que é bom para abstinência de droga?
O exercício físico regular ajuda na liberação das substâncias responsáveis pela sensação de prazer e de bem-estar geral. As mais importantes são a serotonina e a endorfina, dois neurotransmissores que são produzidos durante a prática de exercícios.4 de jul. de 2019
Como acalmar uma pessoa drogada?
Tente manter a calma e fale com a pessoa com uma voz calma, clara e lenta. Tente evitar linguagem emocional ou hostil, que pode tornar a pessoa mais agressiva. Diga o nome da pessoa e diga que você está lá para ajudar. Por exemplo, “Eu posso ver como você está chateado e irritado agora,[nome da pessoa].4 de fev. de 2022
Quanto tempo a cocaína fica no cabelo?
Quanto tempo a droga fica no organismo para exame toxicológico? A escala de detecção depende de qual exame toxicológico será utilizado para análise. Veja: Cocaína: na urina é possível identificar a substância de 3 a 4 dias, no sangue de 1 a 2 dias e no cabelo de 90 a 180 dias, dependendo do comprimento.23 de ago. de 2021
Quais são os pontos positivos da droga?
Os benefícios do consumo são: relaxamento, sentimento de prazer, aceitação social.
Porque as pessoas usam drogas mesmo sabendo que faz mal?
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/