Qual boca é mais suja cachorro ou humano?
Qual boca é mais suja: a do cachorro ou a do humano?
Você já parou pra pensar nisso? Quem será que tem a boca mais suja: o seu cachorro ou você? Muitas vezes ouvimos por aí que a boca dos cães é cheia de bactérias, mas será que isso é realmente verdade? Ou será que, na realidade, a boca humana é um verdadeiro "campo de guerra" invisível? Vamos explorar isso e, quem sabe, mudar a forma como você vê a higiene bucal dos dois!
A boca dos cachorros: uma verdadeira "mina" de germes?
Quando pensamos na boca de um cachorro, o que vem à nossa mente? Provavelmente algo cheio de saliva, restos de comida e, quem sabe, um hálito meio... peculiar, né? Mas, surpreendentemente, a boca dos cachorros não é tão suja quanto imaginamos. Calma, vou te explicar!
Bactérias na boca dos cães: será que é mesmo assustador?
Cães possuem uma quantidade considerável de bactérias na boca, é verdade, mas nem todas são prejudiciais. Muitas delas fazem parte do ecossistema normal da boca do cachorro e ajudam a manter o equilíbrio. Existem estudos que mostram que, na maioria das vezes, essas bactérias não são capazes de causar problemas de saúde nos cães. No entanto, isso não significa que não devamos nos preocupar com a higiene da boca do nosso amigo peludo. Afinal, um cachorro com problemas dentários pode desenvolver doenças sérias.
Eu me lembro de uma vez, em que meu amigo Tiago me contou que o seu cachorro teve que fazer uma limpeza dental porque estava com o hálito fedorento. E, por incrível que pareça, o problema de saúde do cachorro foi resolvido com uma simples limpeza. A boca dele estava cheia de tártaro! Isso me fez pensar... será que é sempre assim?
E a boca humana? Será que é mais limpa que a do cachorro?
Agora, vamos focar em nós, humanos. Se a boca dos cães tem bactérias, a nossa, bom... também não fica muito atrás. Na realidade, ela é um verdadeiro “lar” para bilhões de bactérias. Mas, antes que você se apavore, lembre-se que nem todas essas bactérias são ruins!
Bactérias na boca humana: mais do que apenas um mau hálito
A nossa boca abriga uma variedade de bactérias, muitas das quais são essenciais para a digestão e proteção contra patógenos. No entanto, a falta de cuidados com a higiene bucal pode fazer com que essas bactérias se tornem prejudiciais. Cáries, gengivite e outras doenças podem surgir de uma boca mal cuidada. E quem nunca ficou com o hálito meio "pesado" ao acordar? Pois é, nosso "sistema bucal" é um campo de batalha invisível entre as bactérias boas e as ruins.
Lembro de quando eu mesmo cometi a gafe de não escovar os dentes depois de um almoço fora de casa. O que eu achei que fosse um simples desconforto, acabou se transformando em uma dor de dente bem chata. Deu pra perceber como as bactérias podem ser poderosas quando a gente vacila, né?
Comparando as bocas: cachorro vs. humano
Agora vem a grande dúvida: quem tem a boca mais suja? Se você pensa que a boca do cachorro é um verdadeiro "incubatório" de bactérias, talvez eu tenha que te desiludir um pouco. Comparando as duas, a boca humana possui muito mais tipos de bactérias, devido à nossa alimentação e, principalmente, à nossa interação com o ambiente. Você sabia que a boca humana abriga mais de 700 tipos de bactérias diferentes? Isso é mais do que suficiente para te fazer reconsiderar aquele beijo de boa noite no cachorro.
O problema das bactérias nos humanos e nos cães
Ambos, tanto cães quanto humanos, possuem bactérias na boca, mas o grande diferencial é que as nossas podem, de fato, ser mais prejudiciais, já que muitas delas se alimentam dos resíduos alimentares e se multiplicam com facilidade. E, cá entre nós, se a nossa higiene não for impecável, essas bactérias podem nos causar sérios problemas de saúde, como doenças periodontais e até infecções mais graves.
Como manter a boca de humanos e cães limpas?
Claro, agora que você sabe que tanto a boca do cachorro quanto a do ser humano possuem bactérias, talvez você esteja se perguntando como evitar que esses germes causem problemas. Não se preocupe, vou te dar algumas dicas rápidas!
Cuidados com a higiene bucal do cachorro
A higiene bucal do cachorro é essencial, mas muitas pessoas acabam deixando de lado. Ao contrário do que muita gente pensa, escovar os dentes do cachorro não é só uma questão estética. É uma questão de saúde! Usar ração específica para a limpeza dental e até dar ossos próprios para ajudar na remoção do tártaro também pode ser uma boa alternativa.
Cuidados com a higiene bucal humana
Já no caso da gente, a rotina de escovação não pode ser negligenciada. A escovação deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia e o uso do fio dental é indispensável. Além disso, nunca é demais uma visita ao dentista para garantir que tudo está em ordem. Ah, e o mais importante: se você tem um amigo peludo em casa, evite beijá-lo na boca. Não estamos dizendo que você está "contaminado", mas um pouquinho de precaução nunca faz mal.
Conclusão: quem tem a boca mais suja?
No fim das contas, tanto os cachorros quanto os humanos têm suas bocas cheias de bactérias. Mas, quando comparadas, a boca humana leva vantagem em termos de diversidade de germes. Embora as bocas dos cães não sejam tão "suja" como imaginamos, a nossa também não é um exemplo de pureza. A solução? Boa higiene bucal para ambos, humanos e cães!
Se você está se perguntando se deve parar de dar aquele beijo de boa noite no seu cachorro, a resposta é: tudo com moderação. Cuide da saúde de ambos, escove os dentes (dele e seus!) e viva tranquilo. Mas, vamos ser sinceros, ninguém vai deixar de dar aquele carinho, não é mesmo?
Quais são os aspectos físicos mais evidentes de um dependente?
Tremores frequentes. Fala lenta ou alterada. Sobrancelhas ou outras partes do rosto queimadas. Pontas dos dedos amareladas.24 de out. de 2018
Qual é a droga que mais causa impacto negativo nos núcleos familiares?
O álcool é um dos principais agravantes do desajuste que ocorre no contexto intrafamiliar, prejudicando o desenvolvimento psicossocial que pode atingir as crianças e adolescentes que convivem com essa doença.
Como o uso de drogas afeta o relacionamento com o outro?
O uso de drogas afeta, diretamente, a cognição, capacidade de julgamento, humor e as relações interpessoais, ou seja, compromete a inserção da pessoa em sua comunidade e sua relação com esta.17 de fev. de 2006
Como é a vida de um viciado?
O dependente químico possui um estilo de vida centrado em si mesmo, sem pensar nas consequências de seus atos. Ao centrar suas atitudes apenas na droga, o viciado sente uma espécie de bem-estar e não consegue analisar as consequências de seus atos.5 de mar. de 2021
O que é bom para abstinência de droga?
O exercício físico regular ajuda na liberação das substâncias responsáveis pela sensação de prazer e de bem-estar geral. As mais importantes são a serotonina e a endorfina, dois neurotransmissores que são produzidos durante a prática de exercícios.4 de jul. de 2019
Como acalmar uma pessoa drogada?
Tente manter a calma e fale com a pessoa com uma voz calma, clara e lenta. Tente evitar linguagem emocional ou hostil, que pode tornar a pessoa mais agressiva. Diga o nome da pessoa e diga que você está lá para ajudar. Por exemplo, “Eu posso ver como você está chateado e irritado agora,[nome da pessoa].4 de fev. de 2022
Quanto tempo a cocaína fica no cabelo?
Quanto tempo a droga fica no organismo para exame toxicológico? A escala de detecção depende de qual exame toxicológico será utilizado para análise. Veja: Cocaína: na urina é possível identificar a substância de 3 a 4 dias, no sangue de 1 a 2 dias e no cabelo de 90 a 180 dias, dependendo do comprimento.23 de ago. de 2021
Quais são os pontos positivos da droga?
Os benefícios do consumo são: relaxamento, sentimento de prazer, aceitação social.
Porque as pessoas usam drogas mesmo sabendo que faz mal?
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/